Normas de trabalhos

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTAS E ELABORAÇÃO DE RESUMOS

1. Normas para submissão de propostas:
São condições para a submissão das propostas:
Antes de submeter sua proposta de trabalho, é necessário que o apresentador do trabalho esteja inscrito e tenha efetuado o pagamento da taxa inscrição para a VI JoTCC; Garantir a adequação integral da proposta às normas definidas para cada atividade; Os trabalhos devem ser relacionados à grande área de enfoque Cognitivo-Comportamental (Abordagens Cognitivas, Cognitivo-Comportamentais e Comportamentais) em suas mais diversas áreas de atuação, sendo que sua interface com as mesmas deve estar explícita nos trabalhos; Caso o trabalho seja aceito, o participante/apresentador deve aceitar apresentá-lo no dia e no horário definidos pela Comissão Científica; Cada participante inscrito poderá submeter até 2 (duas) propostas (ou duas propostas de painéis ou uma da sessão Open Paper/Comunicação Oral e uma de painel), não sendo limitada a sua participação como coautor em outros trabalhos submetidos; A submissão de trabalhos será aceita até 10/02/2020; Os simpósios, mesas redondas, sessões especiais, rounds clínicos, Seminários Clínicos Premium e conferências serão apresentados apenas por convidados da organização do evento.

1.1. Painéis / Posters: Os painéis são trabalhos gráficos sobre relatos de pesquisas ou ações/intervenções em uma das abordagens do enfoque Cognitivo-Comportamental. Eles deverão apresentar uma síntese da pesquisa ou da intervenção contendo: título, autores, filiação, introdução, método, resultados, discussão e referências (seguindo as normas da APA). Seu tamanho deverá ser de 80 centímetros de largura e 1 metro de comprimento. Deverá apresentar qualidade estética e ser atrativo aos participantes. Cada painel precisa facilitar a visualização das informações, maximizando figuras, esquemas e tabelas, com letras impressas em tamanho que se possa ler a 2 metros de distância. Os materiais necessários para afixar o(s) painel(éis) para exposição é de responsabilidade dos autores. Cada painel ficará exposto durante um dia em suporte apropriado (providenciado pela organização do evento), e no dia indicado para a exposição, pelo menos um dos autores deverá permanecer ao lado de seu painel durante todo o horário de indicado na programação. Os painéis serão avaliados segundo as normas indicadas acima e haverá premiação dos melhores painéis apresentados no evento.

1.2 Open Paper / Comunicação Oral: As propostas para a sessão Open Paper/Comunicação Oral da VI JoTCC referem-se a pesquisas concluídas e de alta relevância científica e/ou clínica. Sendo assim, serão aceitos apenas trabalhos que se referem a relatos de pesquisas a nível de especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental, Mestrado, Doutorado ou Pós-Doutorado, de alta relevância nas diversas áreas das Terapias Cognitivas e áreas correlatas, apresentadas individualmente, por um único participante, que deverá ser o primeiro autor do trabalho. Tais pesquisas precisam estar em avançada fase de execução ou concluídas, sendo pré-requisito a apresentação dos resultados obtidos e sua discussão. Cada apresentação deverá ter duração de 20 minutos. Os resumos devem atender às Normas para Elaboração de Resumos. Os trabalhos submetidos nesta sessão avaliados pela Comissão Científica e a mesma se reserva o direito de premiar os trabalhos submetidos com qualidade destacada, colocando-os em uma sessão especial intitulada “High-Quality Research Session”. Os trabalhos que excederem o número de oportunidades de apresentação, poderão ser aprovados para serem apresentados na categoria Painéis, desde que seus autores concordem com a avaliação da comissão científica. As sessões de “Open Paper/Comunicação Oral” e “High-Quality Research Session” serão mediadas por um debatedor designado pela Comissão Científica da JoTCC. A organização se reserva ainda o direito de indicar trabalhos da modalidade Open Paper/Comunicação Oral para serem integrados em uma mesa redonda, utilizando como critério a avaliação da comissão científica, desde que haja espaço na grade científica do evento.

2. Normas para elaboração de Resumos: Todos os resumos devem atender às Normas para Elaboração de Resumos. Ressaltamos que é de suma importância que as normas descritas a seguir sejam observadas em todos os seus aspectos (número de palavras, formato, com explicitação de objetivos, embasamento teórico, método detalhado, resultados e conclusões).

Resumos: Os resumos de pesquisa ou intervenção submetidos para apresentação devem referir-se a um trabalho concluído, ou em avançada fase de análise, que contribua para o conhecimento na área. O resumo deve conter entre 300 e 400 palavras e ser preparado no editor de texto Word, justificado, usando a fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaço simples entre linhas. O texto deve ser contínuo, sem parágrafos, sem subtítulos, sem tabelas e sem figuras. Os resumos devem apresentar claramente os objetivos do trabalho, sem indicação de referências, incluindo-se os aspectos mais relevantes da literatura na área. Devem descrever materiais e métodos, envolvendo participantes, equipamentos, técnicas e outras estratégias utilizadas. A descrição dos resultados deve conter a síntese do que foi obtido e, se for o caso, explicitar as medidas e os resultados de provas estatísticas ou outras técnicas aplicadas. A conclusão deve estar baseada nos dados apresentados, sendo conveniente que sejam feitas referências aos objetivos ou hipóteses anteriormente descritas. Ao final do resumo devem ser apresentadas três palavras-chave, apoios financeiros e demais notas consideradas indispensáveis.